domingo, 28 de julho de 2013

GINCANA- 15 Anos da Escola Paulo Freire


REGULAMENTO

Capítulo I

Disposições preliminares

Art. 1º – A Gincana de aniversário de 15 anos será organizada por professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, através de uma Comissão, com o apoio da Direção, professores e funcionários. Tem como objetivo ampliar a integração entre os alunos, desenvolver o espírito de equipe, a responsabilidade, a capacidade de iniciativa e intensificar a relação professor/aluno, através de atividades recreativas e culturais.

Art. 2º – O tema central da Gincana será o aniversário de 15 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire.

Art. 3º – Somente poderão participar das equipes alunos regularmente matriculados na escola.

Art. 4º – A Gincana será realizada para os alunos da Área II, manhã e tarde, sendo disputada entre todas as equipes.

Art. 5º – Não será autorizada a saída de aluno da escola a fim de buscar materiais para a gincana.

Art. 6º – A conferência das tarefas abertas devem ser acompanhadas por um dos líderes da equipe.

Art. 7º - As equipes deverão indicar dois estudantes para as funções de líder e vice-líder, bem como terão acompanhamento de dois professores, preferencialmente o professor conselheiro e um apoio.



Capítulo II

Da sede e do calendário

Art. 8º – A sede da Gincana será a Escola, local em que a Comissão Organizadora manterá seu “Quartel General”

Art. 9º - O “QG” de cada Equipe será em salas de aula disponíveis e em um espaço da área coberta, previamente combinados. Cada equipe deve manter seus espaços limpos e organizados.

Art. 10º – O calendário de atividades será o seguinte:

• 08/07 – organização das equipes, escolha de líderes, distribuição e realização das primeiras tarefas;

• 08/07 - reunião com a presença de representante da Comissão Organizadora e dos líderes das equipes. Ocorrerá no recreio, às 10h20min e às 16h10min, respectivamente no turno da manhã e no turno da tarde.

• 08/07 a 12/07 – divulgação e realização de tarefas;

• 13/07 – abertura da gincana, às 9h, com desfile, apresentação das tarefas abertas e realização de tarefas recreativas.

• 13/07 - encerramento às 11h30min. Divulgação dos resultados às 11h45min.

Capítulo III

Da inscrição e participação

Art. 11º – A inscrição da equipe será feita automaticamente de acordo com as turmas da área II.

Art. 12º – Cada equipe deverá definir um nome dentro do tema (15 anos da Escola Paulo Freire) que a caracterizará juntamente com a cor.

Art. 13º – Cada membro da equipe deverá participar de, no mínimo, uma tarefa.

Art. 14º – Os líderes serão chamados pela Comissão Organizadora para receberem as tarefas e deverão apresentar-se no prazo determinado. Somente o(a) Líder e/ou o(a) Vice-líder poderão retirar as tarefas.



Capítulo IV

Da avaliação do desempenho das equipes

Art. 15º - A Comissão Julgadora será composta por três professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire.

Art. 16º – As equipes serão avaliadas segundo seu desempenho no cumprimento das tarefas, pela Comissão Julgadora. Cada tarefa terá um peso, previsto e divulgado conjuntamente com a mesma.

Parágrafo único – Sempre que houver cumprimento de tarefas pelos integrantes das equipes, os mesmos deverão apresentar-se com algo que os identifique com as cores das mesmas.

Art. 17º – Será proibida a vaia, sempre que alguma equipe o fizer poderá perder os pontos que conseguir na prova em que cometeu a irregularidade.

Capítulo V

Da abertura

Art. 18º – Cada equipe deverá vir devidamente identificada (com a cor, grito de guerra e nome) com seus integrantes e apresentarem-se às demais equipes e Comissão Julgadora.

Parágrafo I – A apresentação deverá ser feita através de desfile com uma música, coreografia ou dança, envolvendo o nome da equipe e o tema central da Gincana.

Parágrafo II - A identificação dos integrantes poderá ser feita através de camisetas ou outras formas claras de diferenciação.

Parágrafo III - Cada equipe terá um tempo máximo de 5 minutos para sua apresentação.

Art. 19º – A não identificação dos integrantes ou não participação de todos, penalizará a equipe com a perda dos pontos correspondentes à tarefa de abertura da seguinte forma: para a ausência de cada integrante serão descontados 02 pontos.

Capítulo VI

Das tarefas

Art. 20º - A Comissão Organizadora elaborará as tarefas, atribuindo a cada uma os respectivos pontos, segundo o grau de dificuldade, tempo necessário para a realização e participação da equipe. Art. 21º – A avaliação, a interpretação e o acompanhamento das tarefas, bem como o cronograma de entrega ficarão a cargo da Comissão Julgadora da Gincana.

Art. 22º - As tarefas serão apresentadas uma a uma para as equipes, pela comissão organizadora, com prazo determinado para seu cumprimento.

Capítulo VII

Da premiação

Art. 23º – Considera-se vencedora a equipe que tiver somado o maior número de pontos no conjunto de todas as atividades e tarefas.

Art. 24º – Será concedida premiação para o primeiro, o segundo e o terceiro lugares. Os prêmios serão divulgados no sábado, dia 13 de julho.

Art. 25º – Em caso de empate entre duas ou mais equipes, será divulgada pela Comissão Organizadora, uma tarefa extra.



Capítulo VIII

Das disposições gerais

Art. 26º – As alterações deste Regulamento que porventura venham a ser feitas pela Comissão Organizadora, serão comunicadas aos responsáveis pelas equipes, em tempo hábil.

Art. 27º – A Comissão Organizadora se reserva o direito de punir as equipes que contrariarem o Regulamento da Gincana e/ou danificarem o patrimônio da Escola e a natureza que a cerca. Poderão ser descontados pontos e cobertura de custos sobre os danos, havendo a possibilidade de desclassificação da equipe de acordo com a gravidade do acontecido.

Art. 28º - A equipe que, deliberadamente, tentar prejudicar outra concorrente, comprometer o andamento normal da gincana, tentar pressionar a Comissão Central, ou prejudicar os trabalhos de julgamento, sofrerá penalidades, desde a perda de pontos até a desclassificação, de acordo com a gravidade das faltas.

Art. 29º - Durante o cumprimento das atividades/tarefas, as turmas deverão acatar as regras em vigor. O não cumprimento desse item, trazido oficialmente ao conhecimento da Comissão Central, acarretará em penalização para a equipe infratora, desde a perda de pontos até a desclassificação, conforme a gravidade da infração. A Comissão Central se isenta de qualquer penalidade que as equipes possam sofrer pelos órgãos competentes.

Art. 30º – Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Art. 31º – Todos os participantes devem ter conhecimento do presente Regulamento e comprometerem-se com seu cumprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário