sábado, 15 de junho de 2013

Poesia: O Lugar

Meu lugar é o meu paraíso se ali tenho o que

preciso e o que tenho, por simples que seja,

me faça viver, sonhar, sorrir, e pra mim seja

algo de profundo prazer e porvir.


Falo do gosto - na vida - de ter forças pra lutar,

pra abraçar o rosto do amanhecer, da tarde, do

anoitecer e de todos os (inumeráveis)

próximos - amigos,

alguns dos quais até apresento:

minha árvore, meus pássaros, meu riacho,

ou mesmo o singelo banco em que me sento,

onde por vezes até, refletindo, me acho...


É, o meu lugar é onde tenho os melhores laços.

É ele o melhor amigo,

o nosso mais fausto e prazeroso abrigo,

que pode ser a casa, a rua, a viela,

o boteco, a festa, ou mesmo a favela,

o roçado de trigo, o cavalo, a vaquinha amarela,

os pássaros, as galinhas, as ovelhas

e até o pôr do sol, com seu matizado arrebol,

ou ainda a dama-noite, cujas teias de fazer sonhar

encantam os namorados que, sob o frescor da

inefável brisa,

se dançam, se amam ao luar

sob a bênção das estrelas, estas, guias,

também fiéis amigas

da estrada, da gente que busca trilhas!

O nosso melhor lugar

é o que dá forças pra gente não parar,

mas, sim, com fé agarrar a lida,

e fazer o que a gente sente no peito,

fazer do nosso jeito, o que gosta

mesmo que não dê conta

de decifrar as luzes

e os incontáveis embustes e embates da vida

ou entender suas esdrúxulas e inesperadas

propostas, corridas, feridas, saídas...


Agora, pra ter senso de verdade,

a maior desgraça a enfrentar

é ser forçado a do amigo se apartar,

e precisar desfazer de tudo o que veio a ter na

vida pra alguns vinténs vir a ganhar,

a fim de buscar outro sobreviver.


Desgraça é ter que abandonar

o nosso mais íntimo modo de estar e ser

e, às vezes, sem saber pra onde ir,

(só de falar dá tristeza, nem gosto)

ter que partir pra qualquer outro locus habitar.

Desgraça é ter que se enveredar em um lugar

estranho,sem amanho, desconexo, talvez medonho

porque não é onde o sonho da gente quer morar,

simplesmente porque ali não é o nosso lugar...

(Poema extraído do livro "Geografia em Poesias tempos, espaços, pensamentos...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário