terça-feira, 30 de abril de 2013

Consumismo (Música:Terceira do Plural-Engenheiros do Hawaii)


Distribuir a letra e ouvir a Música: Terceira do Plural (Engenheiros do Hawaii)


Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Eles querem te vender,
Eles querem te comprar
Querem te matar (a sede),
Eles querem te sedar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? (4x)
Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade.
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada
Eles querem te vender,
Eles querem te comprar,
Querem te matar (de rir),
Querem te fazer chorar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? (4x)
Vender, comprar, vendar os olhos
Jogar a rede... contra a parede
Querem te deixar com sede
Não querem te deixar pensar
Quem são eles?
Quem eles pensam que são? (2x)
Quem são eles?

Depois de escutar a música, abrir uma discussão para que os alunos digam o que acharam... O que entenderam da música... Que mensagem o autor da música deseja passar?

QUESTIONAMENTOS
1. Qual a critica que a música está fazendo aos valores da sociedade contemporânea?

2. Ao ouvir essa música Terceira do Plural, você identifica alguma situação que enfrenta no seu cotidiano, em casa, na escola ou mesmo entre amigos?

3. O fato das pessoas comprarem o que “ eles querem te vender” como se diz no música, as pessoas deixam de ser o que são, ou deixam de gostar daquilo que gostava, para poder "ter" ( andar) de acordo com a nova tendência imposta por todos dentro do conjunto social?

4. Ao comprar uma roupa de marca, ( que tem logomarca da empresa que a fabricou, você acharia estranho estar pagando para ser utilizado como um outdoor ambulante?


VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA DAS INTERPRETAÇÕES A SEGUIR? EXPLIQUE.
a. A música dos Engenheiros do Hawaii é um critica as grandes indústrias, que não se importam com o bem social e sim com os lucros que irão receber.
b. A música é uma critica a alienação no consumo que deixa agente cada vez mais cegos.comprar o filme da moda, a roupa de todas as vitrines fazendo-nos achar confortáveis quando na verdade somos apenas fantoches da mídia.
c. As grandes empresas, através das propagandas, criam necessidades desnecessárias fazendo a sociedade comprar seus produtos.
d. A música fala da mídia, das grandes indústrias que querem nos manipular.
e. A música fala principalmente do “capitalismo selvagem”, onde a sociedade se move a partir das grandes indústrias que detém todo o poder, e se importam apenas em produzir e vender cada vez mais para o acúmulo de mais capital e de mais poder.
f. As grandes empresas, através da propaganda, criam “necessidades desnecessárias”, fazendo com que as pessoas fiquem com sede de comprar e acabam fazendo exatamente o que eles querem, que continuemos sendo simples robôs da sociedade de consumo.
g. Analisando a letra, podemos dizer que se trata de uma crítica ao consumismo desenfreado, no qual o que mais vale é comprar, acumular, jogar fora e comprar de novo.
h. A música retrata o caos que todo o sistema capitalista faz em nossas vidas. Eles querem é vender e lucrar, independentemente se isso causará algum mal ou afetará as pessoas.
i. A música fala: “Corrida pra comprar cigarro, cigarro pra vender remédio.” Estimulam a venda do cigarro, mesmo sabendo que é prejudicial, mas a doença é necessária para movimentar a indústria farmacêutica.
j. “Silicone contra a gravidade” A mídia dita o que está na moda, criando um padrão de beleza que deve ser seguido por todos, sempre pensando na venda e no lucro, sem respeitar a individualidade e necessidade de cada um.

k. “Obsolescência programada” coloca-se um “prazo de validade” em tudo. O carro deve ser do ano, o celular deve ser o mais moderno, pequenas modificações, uma de cada vez, para garantir que cada demanda seja comprada e descartada no mesmo momento.
l. “Querem te matar (a sede) eles querem te sedar”. Te deixar com sede de consumo para matar a sua sede, satisfazendo o seu desejo, sempre te sedando, te alienando, vendando os seus olhos.
m. “Não querem nos deixar pensar” afinal, o pensamento crítico torna a pessoa mais questionadora. E para quê questionar? Basta comprar…



PARA PENSAR
1. Ao escolhermos um produto de uma marca, e não de outra, após sermos convencidos por uma propaganda, somos livres? Explique.

2. Você já foi influenciado por propagandas a adquirir algo que não tinha muita necessidade? Exemplifique e explique como sua liberdade foi afetada.

3. Mencione um exemplo de propaganda que influencia as pessoas e, assim, afeta a liberdade delas.

4. Selecione duas propagandas de produtos e produza um pequeno texto defendendo o não consumo do produto e mostrando o quanto é desnecessário.

5. Produza um slogan anticonsumo.

6. Produza um texto posicionando-se diante do consumismo. Mencione, também a forma como isso se torna responsável pela degradação ambiental.


Terceira do Plural: Engenheiros do Hawaii - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tVQu5CZeE8M

5 comentários:

  1. Você abriu uma excelente linha de questionamento, mas não as concluiu com as respostas do mesmo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. O que quer dizer gente, Eles ganham a corrida antes mesmo da largada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No que trata do lançamento de algum produto que vende de acordo com os anúncios e propagandas, mesmo sendo lançados e com pouco tempo no mercado.

      Excluir