Portanto, esse é um tema comum a todos nós, sendo de extrema importância sua abordagem em sala da aula, pois a violência urbana, de alguma forma, altera os hábitos da população. Nesse sentido, o professor deve trabalhar esse conteúdo em sala de aula de forma que sejam abordadas questões do cotidiano dos estudantes. Para isso, uma ótima sugestão é a utilização da música “O calibre”, do grupo Os Paralamas do Sucesso.
• Entregue uma cópia da letra da música para cada aluno, em seguida, toque a canção:
______________________________________________________________Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d'aonde vem o tiro (2x)
Por que caminhos você vai e volta?
Aonde você nunca vai?
Em que esquinas você nunca para?
A que horas você nunca sai?
Há quanto tempo você sente medo?
Quantos amigos você já perdeu?
Entrincheirado, vivendo em segredo
E ainda diz que não é problema seu.
E a vida já não é mais vida
No caos ninguém é cidadão
As promessas foram esquecidas
Não há estado, não há mais nação
Perdido em números de guerra
Rezando por dias de paz
Não vê que a sua vida aqui se encerra
Com uma nota curta nos jornais.
Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d'aonde vem o tiro (2x)
• Após a leitura e audição da música, faça a análise destacando alguns trechos da canção
• Debata com os estudantes as restrições no direito de ir e vir impostas pela violência urbana. Para isso, utilize os seguintes trechos da música: Por que caminhos você vai e volta? Aonde você nunca vai? Em que esquinas você nunca para? A que horas você nunca sai?
• Posteriormente, questione como a violência interfere na vida dos alunos.
• Aproveite esse momento para destacar o processo de “confinamento” da população, que gera investimentos em segurança, alarmes, grades nas residências, entre outros.
• Outro aspecto importante a ser elucidado se refere a falta de credibilidade dos órgãos de segurança pública – “Não há estado, não há mais nação”. Explore ao máximo o conteúdo aliado à canção.
Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-abordagem-violencia-urbana.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário