terça-feira, 10 de novembro de 2009

África: O Berço da Humanidade


Conhecendo Ontem, Trabalhando Hoje
e Construindo o Amanhã...


...uma gostosa maneira de iniciar
o estudo sobre o Continente Africano



Música: Sorriso Negro
(Dona Ivone Lara)

Um sorriso negro,
um abraço negro
Traz....felicidade
Negro sem emprego,
fica sem sossego
Negro é a raiz da liberdade

2 X..

Negro é uma cor de respeito
Negro é inspiração
Negro é silêncio, é lutonegro é...a solução
Negro que já foi escravo
Negro é a voz da verdade
Negro é destino é amor
Negro também é saudade...

(um sorriso negro !)


Um Breve Relato sobre alguns Momentos do Trabalho

No primeiro momento ouvimos a música Sorriso Negro, cantamos juntos.

Os alunos empolaram-se e pediram para dançar, o que foi feito de maneira muito prazerosa.

Passado o momento de descontração, fomos para a analise da letra da música.

Foi um momento muito rico, onde pude perceber o nível de conhecimento das questões relacionadas à raça negra.

Nesta analise surgiram elementos como: a escravidão no Brasil, os preconceitos, o trabalho negro no passado e no presente, desigualdades, descriminação racial, poder, riqueza X miséria, etc.

No segundo momento, passamos a um trabalho de grupos para que os alunos pudessem colocar suas certezas e dúvidas em relação ao Continente Africano.

Concluído os trabalhos dos grupos, passamos a construção de um painel coletivo com as certezas e duvidas de toda a turma. Este foi um momento bem especial, onde cada um pode colocar-se diante da classe, expondo suas certezas, suas duvidas e podendo compará-las com as dos colegas.No terceiro momento a turma foi dividia em duplas.

Cada dupla ficou encarregada de realizar as pesquisas sobre o assunto escolhido entre os temas propostos: África: O berço da Humanidade; História da África; África - aspectos físicos; Economia da África; População da África; África, a Diversidade num Continente; Africanos enriqueceram a cultura brasileira; O Apartheid; Para conviver em um ambiente de diversidade; Segregação Racial ; Negros no Brasil; Curiosidades sobre a África, Ser negro no Brasil.

Neste momento o desafio dado a cada dupla foi que registrassem as suas descobertas em formato de uma revista.O envolvimento na atividade proposta foi surpreendente! Além dos textos relacionados ao temas específicos de cada dupla, foram produzidos: Poemas, Charges, Jogos, Horóscopo; Paródias, Passa tempo e belas ilustrações que mostram a compreensão dos elementos pesquisados sobre o Continente Africano.

No quarto momento, assistimos pequenos documentários sobre aspectos diversos da África:
- África: Mundo de Contrastes;
- África: Miséria; África - consciência mundial;
- A violência e a fome;
- Nosso Mundo X África;
- Uma Imagem vale mais de mil palavras.

Após o vídeo, voltando à sala de aula, numa mesa redonda, cada aluno pode expressar seus sentimentos. O que presenciei foi manifestação de indignação, de criticas, de solidariedade e vontade de modificar a realidade tão cruel de parte da população africana. Para complementar essa atividade, a turma fez uma produção de texto com tema: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.Quinto momento, o da apresentação da revista com as descobertas realizada através da pesquisa.

Pretendi que este momento fosse também significativo e dinâmico.

Deu trabalho, mas ficou bacana! Recolhi todas as revistas, levei-as para casa e fotografei cada página.

Ufá!!!
Cansativo!

Para a apresentação, fomos a sala de vídeo, conectei a câmara na televisão e cada dupla passou a apresentar seu trabalho. Os alunos não desgrudavam o olho da tela para ver as imagens produzidas pelos colegas. Foi divertido, diferente e prazeroso.Bem, poderia continuar relatando as coisas bacanas que ocorreram durante as aulas, mas nosso tempo é sempre tão curto...rss

Ah! Não posso deixar de contar.
Por vários dias fui recebida na sala de aula, com os alunos cantando a música Sorriso Negro, e vindo ao meu encontro pedindo um abraço negro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário