segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Colhemos o que Plantamos!


Tudo é Consequência de Nossas Atitudes
Colhemos o que Plantamos!

Dinâmica: Os Bichos

Tudo na sua vida depende da sua atitude. A felicidade não depende de coisas à sua volta, mas da sua atitude. As nossas atitudes controlam as nossas vidas. São uma força, para o bem ou para o mal. É importante sabermos como controlar essa grande força. As nossas atitudes afetam tudo e a todos. Com elas criamos à nossa volta um clima bom ou ruim, de alegria ou tristeza, de harmonia ou intrigas de bem estar ou mal estar.
Ter atitudes agradáveis, afetuosa e gentis, cordiais, respeitosas, ou ao contrário...Só depende de você!
Faça sua escolha!
Vamos observar os bichos! Eles ajudam a ver como somos muitas vezes, positiva ou negativamente.
Passos metodológicos:
1º MOMENTO:
1- Formar grupos 5 grupos.
2- Distribuir aos participantes a lista de alguns bichos com suas características.
3- Ler o texto e escolher os bichos que apresentam as características que mais se assemelham aos integrantes do grupo.
2º MOMENTO:
4- Eleger os 5 bichos mais indicados e formar 5 grupos.
5- Cada grupo deverá: a ) Escrever as características do bicho de seu grupo, b) dizer como essas características se manifestam na vida. c) Como ajudam? D) Como atrapalham? Como essas atitudes possam ser mudadas?
6- Os 5 grupos devem apresentar (de forma bem criativa) as características do bicho escolhido. Em seguida, em plenário, todo grupo faz comentários sobre o assunto.
COBRA: É traiçoeira, perigosa, esperta e oportunista. Envenena o grupo. É fofoqueira e quer ver o circo pegar fogo. GATO: É companheiro prestativo, carinhoso e muito esperto. BORBOLETA: Sempre está voando. Por isso não é acomodada. Alegra o ambiente com seu jeito de ir ao encontro de todos. PAPAGAIO: Fala, fala, não fala nada que contribua. É inteligente, aprende o que os outros fazem, tanto o bem como o mal. CAVALO: Dá patada em todos. Às vezes é bom de serviço. Mas é muito bruto. PAVÃO: Fica sempre de leque aberto. Mostra sempre sua cultura. Acha que é o mais bonito, mais inteligente, aquele que sabe mais. BOI: Sossegado, tranqüilo, não sabe da força que tem. É esforçado e topa qualquer trabalho. POMBO: Vive de conversinhas com o companheiro(as) do lado. Só vive de par. URUBU: Só vê carniça. É pessimista, descrente. Só gosta de coisa ruim. Quer ver o grupo morrer. FORMIGA: Operária, trabalhadeira, ativista. Faz, faz sem pensar e acaba destruindo muita coisa boa. Trabalha, trabalha sempre em grupo, mas não avalia, nem planeja. GALINHA-D’ANGOLA: Fala a mesma coisa o dia inteiro: “tô fraco”... Não acredita em si mesma, mas tem que falar. PATO: Caminha lentamente, sempre pateta. Quer sombra e água fresca; promete e não cumpre. Não se envolve com nada e nunca quer saber de nada. CIGARRA: Só gosta de cantar, é omissa. O mundo pode acabar ela não se preocupa: é aproveitadora. MACACO: Espirituoso, bagunceiro, inteligente e superficial. Sempre faz rir, ninguém o leva a sério. Anima, mas termina irritado. No fim está amuado e sem graça. LEÃO: Sempre o mais poderoso, o rei de todos, domina a todos os animais, e agarra as pessoas pelas presas. Faz tudo sozinho, quando urra todos os participantes se calam. RATINHO: Estraga tudo, destrói. Fica sempre escondido pelos cantinhos. Tem muito medo do leão e dos outros animais. Passa pelo grupo sempre em disparada.HIENA: Não tem opinião própria. Adora o Leão e é puxa-saco. Gosta sempre de quem está no poder. Ri dos outros. CORUJA: Não fala, mas presta muita atenção. Nunca dá sua opinião. Fica sempre de cara feia. Não liga para ninguém, não contribui com nada.LAGARTIXA: Abana a cabeça mas não fala, concorda com tudo e sempre diz: “É isto mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário